Olá !
Você sabe qual é o nome da doença que tem levado cada vez mais pacientes a buscarem o tratamento odontológico depois que a pandemia começou ?Bruxismo, acertou? Esta condição de nome estranhocaracteriza-se pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente à noite, durante o sono.
Para muitas pessoas o bruxismo é um hábito inconsciente, a pessoa não percebe que range ou aperta os dentes até que alguém comente sobre o som estranho que ela faz ao dormir. Ou até que as dores apareçam…
Outras pessoas já não têm dúvidas que há algo de errado, apesar de não saberem exatamente o que pode ser. Dor de cabeça frequente, principalmente ao acordar ou ao final de um dia daqueles é o sinal mais comum de que você pode estar descarregando todas as suas emoções no sistema estomatognático ( dentes , músculos e articulações temporomandibulares ).
Além deste sintoma, dor no pescoço ou na face, dor nas articulações temporo- mandibulares, estalos ao abrir ou fechar a boca, sensação de areia nas articulações da mandíbula, zumbido, lacrimejamento, cãibras ou cansaço exagerado ao mastigar e vários outros também podem estar presentes.
Tem ainda aqueles pacientes que precisaram correr no Dentista porque algum dente ou restauração quebrou ou a sensibilidade nos dentes está só aumentando… Durante a sua consulta odontológica, além de um histórico detalhado sobre os seus sintomas e início da queixa, uma minuciosa avaliação ortodôntica precisa ser feita , em busca dos sinais clínicos que serão importantes para o fechamento do diagnóstico. Neste caso , o escâner intraoral é de grande importância, já que ele nos mostra, na hora, todos os contatos oclusais que existem entre os dentes e se há um equilíbrio na sua mordida.
As causas do bruxismo ? Podem ser inúmeras, dentre elas :
. ansiedade ou depressão
.estresse emocional
.mordida incorreta, com necessidade de tratamento clínico e/ou ortodôntico
.efeito colateral de alguns medicamentos como ansiolíticos, medicamentos para o Mal de Parkinson e outras doenças motoras
.excesso de cafeína, fumo , álcool ou uso de drogas
.problemas relacionados ao sono, como apnéia ou relacionados à ansiedade em si
.e muitas outras
A boa notícia é que existem ótimos tratamentos, com resultados muito bons. Por ser uma doença multifatorial, em casos mais graves é necessário o envolvimento de outros profissionais além do Cirurgião Dentista, como Médico, Fisioterapeuta, Educadores Físicos e/ou Fisioterapeutas.
Gostaria de saber se este é o seu caso ? Entre em contato conosco:
Dr Paulo Henrique Gomes de Souza – Ortodontista / Invisalign Doctor
Av Barão do Rio Branco, 2001/1005 – Centro – Juiz de Fora/MG
Tel.: 3211-6552 / 98887-6370
@drpaulohenriquesouza